
de Assumpção Braga:
EU SOU
A REALIZAMOS ARTES!


Para saber sobre a trajetória artística de Duaia, visite também: https://duaiaassumpcao.com.br e o canal Duaia Assumpção no Youtube e no Vimeo
A REALIZAMOS ARTES é a E.I. (Empresa Individual) da atriz, autora, arte-educadora e produtora DUAIA ASSUMPÇÃO, que atua em teatro desde 1983, e em cine e tv desde 1993.
O nome completo de Duaia é MARIA DO ROSÁRIO DE ASSUMPÇÃO BRAGA, e esta é a face administrativa, de produção e concretização de projetos – com diferentes equipes – da REALIZAMOS ARTES.
É MARIA DO ROSÁRIO quem escreve os livros e também quem assina contratos, publica e responde pela Direção de Produção de 3 HISTÓRIAS DE DUAIA, um de seus mais recentes projetos, no qual apresenta as histórias infantojuvenis que criou: “Ô, Jurandir!… “, “O Sapo e a Poça” e “A Avó sem Netos”. Tem ainda o livro Secreta Construção.

“Criei a REALIZAMOS ARTES LTDA. para planejar, dinamizar, produzir, difundir e registrar algumas criações próprias que já estão no mundo e outras que ainda virão. Mais gente vai conhecer os livros, peças, roteiros e ideias. E realizaremos projetos que anseiam por se concretizar. Sempre com o propósito de transformar a vida para melhor, nem que seja um pouquinho. ”
DUAIA ASSUMPÇÃO, PRODUTORA
A PRODUTORA Maria do Rosário formalizou sua experiência de produção em 2003, mas produz desde 1984, no formato de cooperativa, muito comum em teatro. Ao criar a Realizamos Artes, a filiou à APTR – Associação de Produtores do Rio de Janeiro





Na Cia Intima de Teatro, Duaia Assumpção produziu – e atuou- em Cenas Íntimas (1984), Quem tem medo de ti? (1985), Palco-Clip e Uni-Versos (1986), Uma Forma de Emoção – Dez Anos sem Chaplin (1987), Tequila, uma estória mexicana (1988), Torpedos Românticos (1989), A Esperança é a última que sai da festa (1990) e A Turba Rude e Bárbara (1991)



Entre 1997 e 2006 Duaia participou da implantação do Museu da Vida/COC-Fiocruz no espaço de Ciência e Arte então chamado de Ciência em Cena, que gerenciou de 2000 a 2004, à frente de uma equipe de 21 membros, entre artistas, cientistas, técnicos.

Lá, implantou e coordenou o projeto de vídeo VCF (Vídeo Clube do Futuro) e seu desdobramento itinerante, o “Espelhos da Vida”, que contou com o apoio de Furnas e do PRONAC. Entre peças teatrais, vídeos, oficinas e eventos, atenderam milhares de pessoas em 9 anos.






Duaia Assumpção criou e produziu as premiadas peças teatrais:
“Leio Porque Quero” entre 2000 e 2005, assistida por cerca de 8000 espectadores. O infantil foi selecionado para ocupar o CCBB-Rio em 2003, e foi contemplado com o Prêmio Caravana Funarte Circulação Regional Sudeste –Sul em 2005;

“4-Peça de Câmara para 1 Atriz e 4 Personagens” O texto recebeu o Prêmio FUNARTE de Estímulo à Dramaturgia – Categoria Autor Inédito em 1997. Desde 2013, circulou em diversos estados, ocupando diferentes palcos, fazendo parte de festivais e segue em repertório..

Criou e produziu “Secreta Construção, o showblog“, em 2019, lançamento do CD de mesmo nome, com textos do Blog da Duaia . Os textos estão no livro Secreta Construção.

Em 2020 foi a vez de “4 e Libras”, online , dando sequência à tetralogia “4”, contemplado pelo Programa Cultura Presente nas Redes, SECEC-RJ em 2020.

Em 2014 e 2015, marcando os 80 anos de Joaquim Assis, produziu a telecinagem e produção da programação de seu documentário Som e Forma no IMS-RJ. e a leitura dramática de Maria, 3-8-3, texto teatral de Joaquim..


Em 2020, coordenou a produção da recuperação e Telecinagem dos filmes de Joaquim Assis em torno de Carl Rogers (com apoio da MAPA Filmes) e a veiculação de seu premiado curta “O Xente, pois Não!”, no streaming“.
Em 2022, criou o site https://joaquimassis.com.br organizando para consulta a trajetória e a obra de Joaquim.


Em 2021 a Realizamos Artes promoveu 11 Lives no canal do Youtube com o objetivo de amainar o sofrimento causado pela pandemia, a partir de criações de Maria do Rosário (Duaia) de Joaquim Assis e de Anna Maria Ribeiro.












Também em 2021, a Realizamos Artes editou e publicou os livros infantojuvenis de Maria do Rosário “A Avó sem Netos”, “Ô, Jurandir!…”, “O Sapo e a Poça” e ainda “Secreta Construção”.







Em 2022, foi o pré-lançamento de suas publicações na FLIST

“Tão delicado para tratar de um assunto que até então, pelo menos para mim, não tinha nome, mas que virou netos instantâneos… Que conceito lindo!” (AnaLu Palma (RIP) sobre A Avó sem Netos)
Tivemos a honra de integrar a Maratona Rio de Mil e Uma Histórias. Em 2019 com fragmentos do solo “4-Peça de Câmara para 1 Atriz e 4 Personagens”.
E participamos da Maratona Rio de Mil e Uma Histórias novamente em 2023, com a contação “3 Histórias de Duaia”.


Participamos dos eventos Mostra 26 anos Cavideo, produzimos o evento Joaquim & Duaia, 35 anos de Amor & Arte no Estação Net Botafogo,






Apresentamos “3 HISTÓRIAS DE GRATIDÃO”, no Culto Dedicado ao Belo na Igreja Messiânica de Copacabana. E apresentamos “3 HISTÓRIAS DE FELICIDADE” no CIEP Coronel Sarmento, em Inhaúma, pelo projeto “Brincando de Viver”.


E ao final de 2023, o projeto 3 HISTÓRIAS DE DUAIA foi contemplado no Edital Viva o Talento da Secretaria Municipal de Cultura, para ser executado em 2024!




















