
Uma neta que diz “Você não é minha avó.” é o ponto de partida para as 3 HISTÓRIAS DE DUAIA, mesclando a brincadeira de O Sapo e a Poça com a invenção da avó para ter netos, e contar histórias para eles como a do Jurandir!


Em 3 HISTÓRIAS DE DUAIA foram criadas variações em torno da gratidão e da felicidade, somadas à poesias do livro Secreta Construção.



Em 13 de setembro de 2025, recebemos convite bacana da Cavideo do Cinema Estação Net Rio, onde você encontra os livros da Duaia, para inaugurar uma atividade infantil junto com outros autores.
Foi assim que experimentamos o formato de Contação de Histórias para apresentar A avó e o Sapo.
Quer dizer, “A avó sem netos” e “O Sapo e a Poça”, com direito a uma passadinha de “Ô, Jurandir!…” e também teve sessão de autógrafos.













3 HISTÓRIAS DE DUAIA foi contemplada pelo Edital Viva o Talento 2023, Edição Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Tendo sido apresentada em agosto de 2024, em incríveis espaços ligados à leitura.



A primeira apresentação foi no sábado 3 de agosto, às 14h, no incrível Museu Histórico da Cidade, MHC, que fica no Parque da Cidade, na Gávea.


A segunda apresentação, na quarta-feira 7 de agosto, às 14h, seria também na Gávea, na acolhedora Biblioteca Ecio Salles, que fica no Planetário. Mas os astros modificaram nossos planos e nos trouxeram uma surpresa feliz, com a apresentação na 6af 9/8 na linda Biblioteca Annita Porto Martins, no Rio Comprido, que assim ganhou 2 apresentações!


Na quarta-feira 14 de agosto, às 10h da manhã, é o bis na Biblioteca Annita Porto Martins, no Rio Comprido, em frente ao Elevado Paulo de Frontin



E no dia seguinte, 15 de agosto, quinta-feira, às 11h, a apresentação foi no Espaço de Leitura Alfredo Machado, em Copacabana, com entrada independente na rua das salas da querida Sala Baden Powell.



CONFIRA AQUI COMO FOI EM







3 HISTÓRIAS DE DUAIA foi apresentada pela primeira vez na Maratona Rio de Mil e Uma Histórias, celebrando o Dia Internacional do Contador de Histórias.
“Mas acho que isso não é contação, está mais para apresentação” disse um contador experiente.
De outra vez, renomeada como apresentação, seguindo o conselho do contador, uma professora disse “É contação, não é?”
O jeito foi perguntar à vovó, que respondeu enigmaticamente: “Eu sempre disse que você tinha que escrever para crianças, então, olha para elas e descobre…”
E agora?


























