4 E LIBRAS é o segundo espetáculo da tetralogia
4 – PEÇA DE CÂMARA PARA 1 ATRIZ E 4 PERSONAGENS.

A expressividade da língua brasileira de sinais chamava a atenção de Duaia desde menina, filha de mãe fono que trabalhava com surdos.





A experiência no I ENADES (I Encontro Nacional de Áudio Descrição), quando apresentou 4 – PEÇA DE CÂMARA PARA 1 ATRIZ E 4 PERSONAGENS a consultores de áudio descrição com deficiência visual revelou que o solo, independente do uso do aparelho, tinha fácil compreensão, visto ser bastante narrada e contar intensamente com imagens mentais.
Mas o mesmo não ocorria com pessoas que tivessem deficiência auditiva, que sem suporte perdiam a narração do solo, mesmo entendendo a ação dramática.
E este foi o estímulo para o projeto de pesquisa do segundo espetáculo da tetralogia: integrar a linguagem cênica e a língua brasileira de sinais.



O projeto foi contemplado pelo Programa Cultura nas Redes 2020 da SECEC RJ, o que possibilitou que com o apoio online de um professor e uma intérprete de Libras, a pesquisa se desenvolvesse, embora não se esgotasse. O processo e o resultado estão publicados online.


Parte deste processo foi compartilhado no VIII Encontro Nacional de Acessibilidade Cultural.

E em 2021 a REALIZAMOS ARTES fez a LIVE SOBRE ACESSIBILIDADE CULTURAL em seu canal do Youtube.














