
LEIO PORQUE QUERO, peça teatral infanto juvenil foi escrita por Maria do Rosário de Assumpção Braga (Duaia) a partir de uma pesquisa sobre o que os escritores acham do ler e do escrever. Desta pesquisa, foram coletados textos de Aníbal Machado, Carlos Drummond de Andrade, Friederich Nietzsche, Monteiro Lobato, Fernando Pessoa, Joaquim Assis, Domingos Oliveira (RIP), e também bulas de remédio.

SINOPSE
A menina Pefige sofre do “mal das letrinhas”, ela lê o que lhe cair nas mãos. A mãe da Pefige (Paula Efigênia), preocupada, debate com o pai, o avô e o padrinho da Pefige em busca de respostas. No meio do espetáculo, os espectadores são consultados, ao responderem à cartinha de um dos personagens.



Que impulso leva alguém a pegar um livro? E, com o livro na mão, a abri-lo? E depois de abri-lo, lê-lo? Que espécie de encanto pode haver em tantas letrinhas juntas?
Fomos perguntar aos escritores, aqueles que levaram este impulso tão a sério, que também resolveram por letrinhas nos papéis em branco. Tudo isto para tentar entender o vício de ler desta menina Paula Efigênia, que deixa sua mãe tão preocupada.
Mas serão só letrinhas? Uma tão do ladinho da outra, de vez em quando um intervalo… e dentro delas, um mundo de ideias. Ideias com as quais não precisamos nem concordar… O livro não vai gritar conosco se não gostarmos. Nem se não o abrirmos. Ele espera, quieto, pela nossa atenção.
Leio Porque Quero é um corte vertical numa delicada faceta do que chamamos de curiosidade científica. Um breve momento, aquele de decidir abrir o livro. Um momento com tantos significados… uma verdadeira aventura.
Tomara que nossos caros espectadores se deleitem como nós ao partilhar o que os escritores têm a dizer ao responder nossas perguntas e generosamente nos revelarem seus mundos. Mundos que estão apenas esperando por nós e que também podem nos revelar os…

APRESENTAÇÕES




LEIO PORQUE QUERO foi criada, como produção independente, a partir do estímulo da Bibliotecária Laise Carvalho para o Paixão de Ler no Museu da Vida em 2000 e integrou a programação também em 2001, 2002 e 2003. A peça foi encenada na Tenda do Museu da Vida e no Epidaurinho, espaços que unem Arte e Ciência. Inicialmente, o elenco era formado por Duaia Assumpção e Alex Cabral. Com a saída de Alex, Luis Fernando Donadio passou a compartilhar o palco e posteriormente também a produção, com Duaia.













Setembro, 2003. LEIO PORQUE QUERO foi selecionada para ocupar o Teatro III do CCBB-Rio de 10 de setembro de 2003 a 05 de outubro de 2003.














Caravana Funarte de Circulação Sudeste/Sul 2005


– Anfiteatro da Escola Básica Municipal Leopoldo Simões – Indaial (SC) 6 de fevereiro de 2005 às 10h e às 18h
– Teatro Carlos Gomes – Blumenau (SC) 10 e 11 de fevereiro de 2005 às 18h
– Teatro do Sesc – Teresópolis (RJ) 26 e 27 de fevereiro às 16h
– Teatro do Sesc – Nova Friburgo (RJ) 5 e 6 de março às 16h


LEIO PORQUE QUERO NA ESCOLA LEOPOLDO SIMÃO, INDAIAL, SC









LEIO PORQUE QUERO no TEATRO CARLOS GOMES EM BLUMENAU, SC


















LEIO PORQUE QUERO NO SESC TERESÓPOLIS, RJ














LEIO PORQUE QUERO NO SESC NOVA FRIBURGO, RJ


















O SITE

NO SITE, QUE FOI FEITO EM 2003, É POSSÍVEL LER PARTE DAS CARTAS TABULADAS E TAMBÉM O ARTIGO PUBLICADO NO X IOSTE 2002.



















