MARIA 3-8-3 é um texto teatral de JOAQUIM ASSIS que se passa em dois aniversários de Maria, um aos 38 anos e outro aos 83. Os dois eventos se alternam em cena, revelando relações, sentimentos, contextos sociais.



Em 30 de junho de 2025, a Realizamos Artes produziu a segunda Leitura Dramática do Texto Maria 3-8-3, por ocasião dos 91 anos de seu autor, Joaquim Assis, no Ciclo Dramaturgia em Leituras, no Teatro Adolpho Bloch, na Glória, Rio de Janeiro, desta vez com direção de Duaia Assumpção e Priscilla Rozenbaum, Luz de Mônica Ann Diniz, Figurino de Ronald Teixeira com assistência de Pedro Stamford; Registros em fotos de Kaio Caiazzo e em vídeo por Rogério Mendonça e Breno Soares. A Forte Filmes de Renata Paschoal foi parceira da Realizamos Artes de Duaia Assumpção na produção. O Instituto Evoé cuidou do design e Maria Siman da programado do teatro.



Betina Viany e Cristina Bethencourt seguiram no papel de Maria. Priscilla Rozenbaum, Renato Peres e Duaia Assumpção também continuaram no elenco, que contou ainda com Bruno Quixote, Clarisse Derzié Luz, Eduardo Wotzik, Isadora Ruppert, Lucas Barbosa e Michele Fontaine



Em 2015, foi realizada a LEITURA DRAMÁTICA DO TEXTO de Joaquim Assis, com direção de Domingos Oliveira (RIP) e um elenco de peso. Cristina Bethencourt e Betina Viany compartilharam o papel de Maria.
Maria 3-8-3 em 2015





Há 1 personagem que é compartilhado por 2 atrizes,
E há 2 personagens feitos pelo mesmo ator.
Na leitura, este ator era Armando Babaioff, que fez:
o grande amor da Maria de 38 anos
e o neto da Maria de 83.


Nossa homenagem e nosso respeito ao grande Henrique César que generosamente compartilhou a cena conosco. Grande ator que deixou sua marca na história da cena brasileira.


















